segunda-feira, 8 de julho de 2013

Alimentos que contribuem para a fertilidade

A alimentação interfere na fertilidade, visto que, o excesso de alguns nutrientes leva ao excesso de peso e a algum descontrole hormonal. O aumento súbito da insulina, ou sua queda, altera as globulinas, que são proteínas que se ligam aos hormônios sexuais. Essa alteração brusca leva a um desequilíbrio dos hormônios sexuais, principalmente ao excesso de androgênios (hormônios sexuais masculinos) que levam a um bloqueio da ovulação.
       Devemos levar em consideração a relação entre a infertilidade e o peso. Mulheres muito magras e as que estão muito acima do peso têm maior dificuldade para engravidar. O maior volume de tecido adiposo aumenta a conversão do estrogênio em androgênio, que limita a ovulação. Mulheres gordinhas param de ovular. Por isso é de extrema importância manter o peso ideal para que a mulher volte a ter ciclos normais.
É fundamental manter uma dieta balanceada, rica em fibras como frutas e verduras, aumento no consumo de alimentos ricos em ômega-3. Evitar a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico (arroz e pão refinado, batata, etc.), diminuir o consumo de carne vermelha e gordura trans.
Alguns alimentos que contribuem para o aumento da fertilidade

Vitamina A

A deficiência dessa vitamina pode levar a degeneração e queda do número de espermatozóides. 
Fontes alimentares: cenoura, batata-doce, ervilhas, couve-flor, espinafre, óleo de fígado de bacalhau e mamão, entre outros.


Vitamina C

Contribuem na mobilidade e concentração de espermatozóides no sêmen (esperma). 
Fontes alimentares: laranja, limão, abacaxi, morango e kiwi.

Vitamina B6 

Essa vitamina é uma grande aliada para as mulheres que pretendem engravidar. Sua deficiência pode causar desequilíbrio hormonal, síndrome pré-menstrual, acne pré-menstrual e depressão.
Fontes alimentares: É encontrada no açúcar mascavo (melaço), vegetais de folhas verdes, carnes, vísceras, gérmen de trigo, grãos integrais, fígado bovino; arroz integral e ovos, entre outros.

Vitamina E 

Pode melhorar a motilidade dos espermatozóides. Também pode ser indicada para prevenir o aborto, desenvolvendo uma parede do útero mais forte e uma placenta mais saudável.
Fontes alimentares: gérmen de trigo, grãos integrais, noz crua, sucos de frutas e vegetais.

Ácido fólico

Favorece a qualidade dos óvulos.
Fontes alimentares: folhas verdes escuras como: couve, espinafre, rúcula.

Zinco

Possui papel importantíssimo na formação e no aumento da produção dos espermatozóides e combinado com a vitamina B6, que equilibra a parte hormonal feminina, aumenta a fertilidade. 
Fontes alimentares: ostras, feijão, carnes e gérmen de trigo.

Selênio 

A maior parte do selênio encontrado no corpo dos homens está no sêmen. Melhora a produção de espermatozóides saudáveis.
Fontes alimentares: grãos integrais, castanhas, ovos.


Alimentos integrais

São ricos em fibra e vitamina E, que melhora a mobilidade dos espermatozóides, além de fortalecer o útero e deixar a placenta mais saudável. Também possui vitamina B6, que ausente no organismo pode provocar desequilíbrio hormonal e comprometer a fertilidade, muito dependente dos hormônios femininos.
Fontes alimentares: grãos integrais, gérmen de trigo, aveia. 

Gordura Poliinsaturada

Possui ação anti-inflamatória e ajudam a proteger o aparelho reprodutor feminino. Favorece a ovulação regular.
Fontes alimentares: ômega-3 presente nos peixes, chia e linhaça, ômega-6, presente no óleo de canola, óleo de soja

Chá-verde

Aumenta a fertilidade tanto do homem quanto da mulher, porque ajuda a combater o estresse oxidativo devido à presença de bioflavonóides, importantes para a manutenção de óvulos e espermatozóides saudáveis.

Carne, sem exageros

      O excesso na ingestão de carne bovina e de aves pode aumentar o risco de infertilidade, devido à presença da gordura. No entanto, não deve ser retirada totalmente do cardápio por conter vitaminas do complexo B, que são importantes para manter os hormônios em equilíbrio. Uma saída para variar o prato é optar pelos peixes e por proteínas de origem vegetal, como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e leguminosas em geral, que favorecem a ovulação.
                                 
 O que prejudica


     Se alguns nutrientes são indispensáveis, outros precisam ser eliminados ou ingeridos com moderação. Reduza o consumo de carboidratos de ato índice glicêmico (pães, massas refinados, batata). Evite o consumo de bebidas como o café, mate e derivados da cola em geral. A cafeína e a teína, presentes nessas bebidas, podem ser prejudiciais para a mobilidade dos espermatozóides. Reduza o consumo de produtos industrializados, pois contêm conservantes e aditivos, não devem ser ingeridos em excesso. Alimentos contaminados com agrotóxicos também contribuem para a infertilidade. Principalmente nos homens, provocando uma queda na contagem de espermatozóides. Fique longe do cigarro e, pratique exercícios físicos regularmente e reduza o estresse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário