quarta-feira, 3 de julho de 2013

Alimentação nas doenças reumáticas

Super interessante e importante. Estou repassando perguntas e respostas sobre alimentação nas doenças reumáticas. É nessa época do ano, com tempos frios que os portadores de doenças reumáticas mais sofrem de dores. Mas fiquem atendo as dicas, a alimentação pode evitar os sintomas.

Sabemos que uma alimentação saudável é muito importante para todas as pessoas, no caso de pacientes reumáticos como se aplica esta recomendação?
A alimentação saudável é um importante instrumento que podemos utilizar tanto para conquistarmos uma melhor qualidade de vida quanto como prevenção e/ou tratamento de várias doenças, como por exemplo, as reumatológicas.
Considera que a população em geral está bem esclarecida sobre a importância de uma alimentação saudável? É no caso dos pacientes reumáticos isto é aplicável?
Ultimamente podemos notar uma preocupação da população, em geral, com a alimentação.
Com isso, a mídia está fazendo uma divulgação maior sobre dicas alimentares. Se pensarmos que por um lado isso é positivo por levar as informações a um número maior de pessoas, pelo lado negativo temos que avaliar se as informações passadas são cientificamente comprovadas e não só mitos ou marketing. Também temos que considerar que, às vezes, uma dica aparentemente saudável para a maioria das pessoas pode não ser para quem tem uma doença específica. Por isso o profissional nutricionista é o mais indicado para esclarecer sobre essas questões.

Sabemos que existem mais de 100 doenças reumáticas, existe alguma que tenha especificação maior do que pode e o que não pode em relação à nutrição?
No que se refere às doenças reumatológicas, uma alimentação adequada poderá trazer benefícios como a redução ou manutenção do peso corporal (importante para não sobrecarregar as articulações); consumo moderado de gorduras como prevenção de inflamações, problemas cardiovasculares e aterosclerose (complicações frequentes em pacientes com lúpus, dentre outras); consumo adequado de nutrientes como cálcio, importante no tratamento e prevenção da osteoporose e em uso de medicamentos que reduzam sua absorção; redução de sódio como prevenção de retenção hídrica (causada pelo uso de corticóides), edemas e hipertensão arterial; ingestão de vitamina E (nutriente antioxidante e antiinflamatório); enfim, o consumo alimentar nutricionalmente equilibrado proporcionará o fortalecimento do sistema imunológico e melhora do estado inflamatório, contribuindo para a melhora dos sintomas de doenças reumáticas.
Que cuidados com a alimentação devem ter os pacientes com doenças reumáticas em especial os portadores de artrites e lúpus?
A dietoterapia pode intervir de forma efetiva na artrite reumatóide (AR) e no lúpus eritematoso sistêmico (LES). Por serem doenças autoimunes e inflamatórias tendem a compartilhar as principais orientações nutricionais:
- Consumir alimentos de todos os grupos alimentares tornando o prato bem colorido para se obter a maior quantidade possível de vitaminas, minerais e antioxidantes. Isso fortalecerá o sistema imunológico.
- Alimentar-se com maior quantidade de fibras: verduras, legumes, frutas e cereais integrais (aveia, farelos, linhaça, granola, pães e biscoitos integrais)
- Ingerir alimentos fontes de vitamina A, E e selênio, por melhorarem o sistema imune protegendo o organismo contra infecções e por reduzirem a atividade inflamatória. A vitamina E também tem papel significante na redução da dor em pacientes com AR. As principais fontes desses nutrientes são: couve flor, brócolis, repolho, espinafre, couve, cenoura, tomate, abóbora, mamão, manga, leite (de preferência desnatado), castanhas, nozes, avelã, amêndoa e cereais integrais, principalmente a linhaça.
 - Aumentar o consumo de fontes de cálcio, principalmente no uso de corticóides: leite e iogurte desnatados, ricota, queijo fresco, cottage, queijo de soja (tofu) e vegetais verdes escuros.
- Controlar ao máximo o consumo de sal e de alimentos ricos em sódio: enlatados, sopas prontas, tempero do macarrão instantâneo, temperos e caldos industrializados, frios, embutidos, conservas, margarina com sal, salgadinhos de pacote.
- Restringir ao máximo o consumo de álcool e refrigerantes.
- Moderar o consumo de carboidratos para não elevar o peso e a glicemia (açúcar no sangue): doces, arroz, massas, batata, mandioca, farinhas e pães.
- Evitar ao máximo as preparações gordurosas que possam elevar o peso corpóreo e aumentar os níveis de colesterol e triglicérides: frituras, maionese, fast foods, carnes gordas, pele de frango, camarão, miúdos, bacon, lingüiça, salsicha, presunto, mortadela, salame, doces cremosos, queijos gordurosos, coco e sorvetes à base de leite.
- Aumentar o consumo de alimentos que contêm o ácido graxo polinsaturado ômega 3. Esse tipo de gordura tem a capacidade de prevenir doenças cardiovasculares por reduzir os níveis de colesterol e hipertensão, além de melhorar o estado inflamatório. O ômega 3 está presente em peixes como sardinha, atum, salmão, arenque, bacalhau, cavala, em sementes de linhaça, no óleo de peixe, no de canola e de soja, no azeite de oliva, nas castanhas, nozes e amêndoas.
- Não consumir os alimentos fontes de ômega 6. Esse tipo de gordura desempenha um papel agravante do estado inflamatório podendo causar uma destruição progressiva da cartilagem e do osso, principalmente na artrite reumatóide. Também foi implicada no aparecimento da proteinúria e edema na síndrome nefrótica (possível complicação do LES). Essa gordura é encontrada no óleo de milho, de girassol, de algodão, de açafrão e na semente de papoula.
- Finalmente, os pacientes com lúpus devem evitar ao máximo qualquer produto que contenha alfafa (comum em preparações na América do Norte), pois, segundo estudos, pode desenvolver os sintomas e/ou ativar a doença.

Exista algum tipo de alimento que não pode ou deve ser consumido por pacientes com doenças reumáticas?
A ciência da nutrição pode intervir no tratamento de várias doenças reumatológicas, dentre elas:
- Gota: dieta deve ser reduzida em calorias (hipocalórica) e em alimentos ricos em purina (ácido úrico)
- Esclerose sistêmica: como prevenção de sintomas como disfagia, refluxo gastroesofágico, obstipação intestinal ou diarréia
- Espondilite anquilosante: como prevenção e/ou tratamento da osteoporose e de doença inflamatória intestinal
- Osteoartrite: dieta hipocalórica para prevenir a obesidade que pode agravar os sintomas
- Osteoporose: dieta rica em fontes de cálcio e vitamina D, hipocalórica, com teores moderados em sódio e cafeína
- Síndrome antifosfolípide: moderação no consumo de alimentos ricos em vitamina K (coagulante) e dieta hipogordurosa
- Síndrome de Sjögren: dieta pastosa umidificada, com incentivo à ingestão de líquidos e de frutas ácidas (na ausência de aftas orais), com restrição sódica e de condimentos fortes
Quais as dúvidas nutricionais mais frequentes que apresentam os pacientes?

Dentre as dúvidas mais frequentes apresentadas pelos pacientes podemos salientar as questões sobre qual seria o tipo de gordura mais saudável para consumo; se os produtos diets e lights realmente auxiliam no emagrecimento; se os temperos prontos são menos prejudiciais que o sal; se todas as partes do frango são consideradas saudáveis na alimentação; se os alimentos ácidos fazem mal para quem tem gota e até mesmo se pular algumas refeições ajudaria na redução do peso, dentre tantas outras.
Gostaria de deixar alguma dica de nutrição para os pacientes com doenças reumáticas?
As dicas básicas de uma alimentação adequada para se ter uma vida mais saudável incluem o consumo de verduras, frutas e legumes diariamente, cereais integrais e derivados por fornecerem vitaminas, minerais e fibras, carnes magras (vermelha ou branca sem gordura visível), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja), leite e derivados (principalmente os desnatados), moderado consumo de carboidratos e redução máxima de frituras, embutidos (salsicha, lingüiça, frios) e alimentos ricos em sal. 
KARIN KLACK

Só incrementando as suplementações são muito importantes nesses casos. Se você sofre com alguma doenças reumática procure um nutricionista. As dores e demais sintomas amenizaram. 
Boa semana pessoal, beijos!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário