quarta-feira, 3 de julho de 2013

Importância do Magnésio na Atividade Física

Alguns atletas e desportistas que têm como objetivo o aumento de massa muscular e a melhora no desempenho, acabam se preocupando somente com o consumo de carboidratos, proteínas e gorduras, deixando de lado as vitaminas e minerais que são de suma importância para um bom desenvolvimento do organismo durante a atividade física.
O magnésio é um mineral que participa de diversas reações em nosso corpo. Uma das principais atividades voltada ao exercício é a sua participação na contração muscular. Existe um mecanismo da célula chamado bomba Cálcio/Magnésio, que ativa as fibras musculares para que estas se contraiam durante o exercício. Dessa forma, se não há magnésio suficiente, também não há contração muscular e consequentemente não ocorre aumento de massa magra. Outros fatores negativos são a tensão muscular e a dor generalizada no corpo pós-treino, que também estão relacionados à deficiência de magnésio, pois o nutriente atua no relaxamento muscular.

Caso você atleta queira melhorar a performance e rendimento, existe também um mecanismo na célula chamado bomba Sódio/Potássio, que é ativada pelo magnésio e faz com que o potássio entre na fibra muscular. Caso não haja magnésio, o potássio não penetra na célula, ocorrendo a tão conhecida cãibra. Logo, o praticante de atividade física, que ingere magnésio de forma inadequada ou insuficiente apresentará fadiga intensa como sintoma. Vale a pena ressaltar que a insônia é um indício clássico da deficiência de magnésio, o que também prejudica rendimento e ganho de massa muscular, afinal grande parte da síntese protéica (construção de massa magra) ocorre durante o sono, devido liberação do hormônio de crescimento chamado GH.

A vida moderna é uma das principais causas da deficiência de magnésio, pois o processamento de alimentos (como, por exemplo, o refinamento de farinha integral para produção de farinha branca), as técnicas modernas de agricultura e o uso de fertilizantes artificiais contribuem para a perda do mineral nos alimentos. A dica é você incluir alimentos fontes de magnésio que não passam por esses processos como castanhas, cereais integrais, folhas verdes escuras, peixes e frutos do mar.

O ideal é que atletas e desportistas façam além da alimentação uma suplementação deste mineral, devido sua importância e a dificuldade de ser adquirido por meio dos alimentos. Por ser uma necessidade individualizada que depende de fatores como idade, nível de atividade, entre outros, procure um profissional nutricionista para que possa lhe indicar a melhor suplementação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário