quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Musculação e emagrecimento / novas opções de tratamento

Bom dia pessoal, agora temos parceria com o professor, personal trainer e fisiologista Rodrigo Ramos. Teremos sempre novidades e artigos sobre exercícios fpisicos. Espero que gostem, boa leitura! 
 Os casos de sobrepeso e obesidade são considerados um problema de saúde publica. Diante desse quadro a pratica da musculação vem se apresentando como uma alternativa eficaz a ser utilizada nos programas de emagrecimentos
O crescimento da obesidade é um fenômeno assustador, no Brasil ela já atinge 48% da população adulta. Apesar da sua característica multifatorial ela geralmente decorre do balanço energético positivo.


Gasto energético diário & Emagrecimento
Para calcular o balanço energético é necessário descobrir quantas calorias um individuo gasta por dia, esse gasto calórico é representado pelo Gasto Energético Diário que é dividido em três componentes.
Taxa metabólica de repouso, representa 50% a 60% do total – o que seu corpo gasta para ficar parado
O gasto resultante da digestão representa de 10% a 15% do total – o que ele gasta para fazer a digestão
As calorias gastas com as atividades diárias, representa de 30% a 40% do total  - “atividades diárias + exercício físico”.
A manipulação dos componentes que formam o gasto energético diário é fundamental para o sucesso de qualquer programa de emagrecimento. Ela é realizada com o aumento da massa muscular, redução da ingestão açúcar e gordura e aumento das atividades físicas diárias.
A partir do momento que conhecemos o gasto energético diário do individuo podemos calcular seu balanço energético. Ele é calculado através da subtração das calorias ingeridas durante o dia por todas as calorias gastas durante o dia.
Se o resultado dessa subtração for positivo o individuo tem grandes chances de engordar, se ele for negativo irá se iniciar um processo de emagrecimento. Deve ficar claro que isso não é automático, pois nosso organismo tem mecanismos muito eficientes para promover a manutenção do peso.

Musculação & Gasto energético diário
O treinamento de musculação auxilia no processo de emagrecimento tanto de forma aguda quanto de forma crônica.
A forma aguda refere-se ao próprio gasto energético durante a realização do exercício  que fica entre 300kcal e 500kcal, e durante a fase de recuperação que promove uma aumento do metabolismo de até 300kcal
Já a forma crônica refere-se ao aumento da taxa metabólica de repouso – TMR e a redução da ação da insulina.
Mecanismo de ação | forma aguda
Logo após o treino, o metabolismo fica acelerado por até 24 horas para que o organismo possa restabelecer seu equilíbrio através da ressíntese de ATP/CP, glicogênio muscular e hepático, remoção do acido láctico e reparação dasfibras muscular treinadas.
Durante esse processo de reparação nosso organismo precisa de mais energia, para conseguir tal energia ele libera hormônios, como o cortisol, hormônios da tireóide, hormônio do crescimento, adrenalina. O aumento da concentração desses hormônios promove a elevação da queima de gordura através respiração mitocondrial.
Todas essas alterações elevam a Taxa Metabólica de Repouso em até 7%. Isso representa um aumento de até 120 kcal dia.

Mecanismo de ação | forma crônica
De forma crônica podemos, afirmar que a hipertrofia muscular é a principal causa da elevação na Taxa Metabólica de Repouso. A cada quilo de músculo que o aluno consegue hipertrofiar são adicionadas 15 calorias a sua Taxa Metabólica de Repouso.
 Na média um aluno iniciante ganha de 5 a 7 kg de músculos no 1º semestre de treino. Nosso organismo precisa de 4000 kcal para construir um quilo de massa muscular. Fazendo uma conta bem simples podemos chegar ao seguinte cenário;
*1 kg de gordura = 9.000 kcal
 7 kg de músculos = 28.000 kcal
15 kcal x 7 kg de músculos x 180 dias = 18.900 kcal
28.000 + 18.900 kcal = 46.900 kcal ou 5.210 kg gordura 

Fica claro, através dos números demonstrados acima, que o treinamento de força é uma ferramenta muito importante a ser utilizado em um programa de emagrecimento. E quando associado ao treinamento aeróbico pode gerar resultados fantásticos na redução da porcentagem de gordura.

Como deve ser meu programa musculação para emagrecer
O treinamento em circuito é a melhor forma de executar um programa de musculação com objetivo de emagrecimento. Esse método é realizado com um conjunto de estações (exercícios) que serão executados um depois do outro. O descanso entre os exercício pode ser passivo (parado) ou ativo (realizando algum exercício aeróbio como esteira, corda, ou step.
A grande vantagem do método de circuito é que ele estimula o metabolismo aeróbio e anaeróbio ao mesmo tempo. Esse stress generalizado aumenta o gasto calórico da sessão é auxilia no processo de perda de peso.
As sessões de treinamento em circuito podem ser realizadas de várias formas, a seguir vamos descrever três protocolos, para diferentes níveis de condicionamento. 

Treino de circuito para iniciantes, intermediários, avançados
O três protocolos descritos acima usam as mesmas estações, mas de formas totalmente diferentes, o 1º modelo tem um foco no sistema muscular e o exercício aeróbio só será realizado no inicio e final da sessão.
O modelo 2 e 3 tem um caráter misto, ele usa o repouso ativo como forma de estimular os sistemas cardiovasculares, neuromusculares e aumentar o gasto energético. O aumento do gasto energético é uma das principais formas de promover a perda de peso
CONCLUSÃO
Devido sua facilidade e segurança, o treinamento de musculação realizado na forma de circuito é indicado como um método eficaz a ser utilizado em programas de emagrecimento

Referências
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51
BOUCHARD, CLAUDE. Atividade Física e Obesidade. São Paulo: Manole. 2008
FLECK SJ, KRAEMER WJ. Fundamentos do treinamento de força muscular. Porto Alegre: Artmed; 2010

Rodrigo Ramos
Professor Universitário, Personal Trainer a mais de 10 anos, Graduado em Educação Física e Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício


Nenhum comentário:

Postar um comentário