segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mitos ou Verdades (parte II)

Bom dia pessoal, semaninha começando com um tempo ruim .. quer dizer ruim para quem tem que ir trabalhar né, mas ótima para quem pode ficar em casa hehe. Quero desejar uma ótima semana recheada de coisas boas a todos que seja muito produtiva em todos os sentidos! 
Hoje vou postar a segunda parte dos Mitos e Verdades. Afinal será que tudo o que dizem é verdade? 
Ouvimos tantas coisas né, umas verdades outras mentiras, mas vamos tentar sanar todas as dúvidas das mais frequentes perguntas! 



6 -  Abacate engorda? 

São muitas as pessoas que não comem abacate, pois dizem que engorda. O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim) sendo importante para a prevenção de doenças cardiovasculares. Portanto esto é MITO.



7 - Beber líquido durante as refeições aumenta a barriga? 




Já ouvi muito gente dizer que beber líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga. Pois bem, isto é MITO, beber líquidos durante as refeições não engorda. O que ocorre é a dilatação do estomago, por isso surge um desconforto abdominal, dando a sensação de estufamentos. Além de a trabalhar a digestão, fazendo com que os nutrientes não sejam absorvidos corretamente. Devido a isto é indicado evitar ou consumo de líquidos durante as refeições, para que não ocorra qualquer desconforto. Mas fique atento, que o excesso de sucos artificiais e refrigerantes mais alimentos não saudáveis pode trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal até na região abdominal. 


8 - Margarina é mais saudável que manteiga? 






Bem, essa dúvida é constante e complicada de se entender, mas vamos lá. Isto é MITO, pois a margarina é menos saudável do que a manteiga, por que possui gordura do tipo trans, já que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de hidrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Este tipo de gordura aumenta o LDL-colesterol e diminui o HDL-colesterol, sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga, que por ser de origem animal somente aumenta o LDL-colesterol. Porém para quem possui hiper colesterolemia o correto é evitar o consumo. O ideal mesmo  é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural.

Atualmente no mercado já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo de margarina sim, pode ser mais saudável do que a manteiga. 


9 - Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata? 







Muito se ouve falar que o consumo de tomates é bom para evitar o câncer de próstata, pois bem, isto é VERDADEExistem muitos estudos que comprovam que o consumo de tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, antioxidantes, e princípio ativos que diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata. Fiquem atentos as quantidades, pois precisamos consumir quantidades suficientes para obtermos os benefícios. Porém, existem outros vários fatores que podem influenciar no surgimento da doença, mas a prevenção é fundamental. Se alimente bem, com alimentos saudáveis e previna doenças.      


10 - Para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia? 


Essa dúvida é frequentes nas pessoas, elas acham que é melhor comer menos vezes ao dia, pois teoricamente estariam comendo menos. Mas isto não é verdade, pois quando ficamos um período longo sem se alimentar, chegaremos com mais fome e mais ansiedade na próxima refeição. Portanto isto é VERDADE, precisamos fracionar nossa alimentação, comer mais vezes e comer menos comida. Precisamos atingir as quantidades de calórias diárias, logo esta é melhor maneira de fazermos isto. Comer de 5 a 6 vezes por dia, e pouca quantidade, incluindo variedade de alimentos e com pouca gordura. Nosso metabolismo não vai ficar sobrecarregado e não acumulará gorduras nas células.  


Dra: Cristiane Schmitz
Nutricionista CRN 3403

Nenhum comentário:

Postar um comentário