quinta-feira, 17 de maio de 2012

Benefícios da banana verde!



Boa tarde pessoal, a semana esta corrida para mim, mas não posso deixar de postar mais informações para vocês. Hoje vim falar um pouquinho da banana verde. Assunto que nos últimos anos vem sido bastante comentado e divulgado. Mas bem, você sabe realmente para que serve? Quais os benefícios ou contra indicações? Então ai vai o post: 

A banana é uma fruta mundialmente conhecida e apreciada, principalmente em países tropicais, e está entre os quatro alimentos mais consumidos no mundo – perdendo somente para o arroz, trigo e milho. O Brasil é o segundo maior produtor e primeiro consumidor mundial. As variedades mais conhecidas no País são: Prata, Maçã, Terra e Nanica 

A banana é um alimento completo, rico em carboidratos, vitaminas do complexo 
B, A e C, sais minerais e uma excelente fonte de fibras, tornando-se uma 
ótima fonte de energia. E a mais importante substância encontrada na 
banana verde: o amido resistente.
A banana verde é o único vegetal que contém 29% de amido resistente. O amido resistente, não é digerido pelo intestino delgado e ao chegar ao intestino grosso é processado pelas bactérias da flora intestinal, resultando em substâncias benéficas para o organismo.

Principais benefícios

Os benefícios das vitaminas do complexo B, da vitamina A que traz benefícios para a pele, a vitamina C por ser um ótimo antioxidante combatendo os radicais livres, promovendo uma melhora da saúde em geral.
A melhora da flora intestinal traz diversos benefícios à saúde, dentre eles, a prevenção de câncer (principalmente de cólon), dislipidemia, distúrbios coronarianos e previne contra outras doenças intestinais.
Excelente para auxiliar no controle da diabetes por conta de seu alto teor de fibra e seu baixo índice glicêmico (IG). Alimentos com digestão lenta e baixo IG têm sido associados com o melhor controle de diabetes, ou mesmo a sua prevenção quando consumidos a longo prazo.

Outro benefício do conteúdo de fibras da banana verde é promover uma maior saciedade, principalmente quando associado a outros alimentos de IG baixo, auxiliando assim no controle da obesidade.

Porém, é importante ficar atento ao consumo de água, pois se trata de uma fibra e quando consumida em grande quantidade pode causar prisão de ventre e ressecamento das fezes. Uma boa dica é manter sempre uma garrafinha de água para não esquecer-se de se hidratar.
Redução dos níveis de colesterol e triglicérides, contribuindo com seus atributos no tratamento de dislipidemias e na prevenção de doenças coronarianas.

Contra indicações

Não existem contra indicações evidenciadas para o consumo da farinha de banana verde. Porém, uma dica básica para quem consome qualquer tipo de fibra é: aumentar o consumo de água, para manter uma boa hidratação e para que a fibra desempenhe seu papel digestivo.

Quantidade diária

O consumo de aproximadamente 2 colheres (sopa) podem desempenhar benefícios acima citados.

Onde encontrar

A banana verde pode ser encontrada facilmente na forma de farinha em lojas que vendem produtos naturais e até mesmo em farmácias especiais. Porém nada impede que ela seja preparada por você!

Dicas

- Escolha bananas verdes, de preferência a banana prata;
- Coloque as bananas por 2 minutos em água fervente, descasque-as e coloque as em uma assadeira, no forno até ficarem bem torradas. Bata-as em um liquidificador ou triturador de alimentos e em seguida passe-as numa peneira e guarde em uma embalagem fechada.
Pronto, agora é só substituí-la pelas farinhas que costumamos utilizar em casa. Pode ser utilizada tanto em alimentos saldados quanto nos doces. Use sua imaginação e ganhe saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário