segunda-feira, 14 de maio de 2012

Margarina ou Manteiga??

Boa noite pessoal, hoje pela manhã postei algumas dicas de emagrecimento, mas agora quero postar sobre Margarina Ou Manteiga?? hehe, bem esse é uma dúvida que volte e meia meus pacientes tem, e ouço muitas pessoas comentarem a respeito. Mas ai vai para todos terem a certeza do que consumir!


A dúvida sobre esses alimentos sempre houve e teve um tempo na qual a manteiga era a vilã, depois quem obteve esse posto foi a margarina.

Bom, na verdade, as duas tem suas desvantagens no quesito gordura, pois eles são alimentos altamente calóricos e gordurosos. O que difere entre eles é o tipo de gordura presente.
A gordura presente na manteiga é o colesterol, já que ele é um alimento rico em gordura animal, além dele encontramos também gordura saturada.
A margarina é obtida através da hidrogenação dos óleos vegetais, tornando-a rica em gorduras trans e gordura saturada. Quanto mais cremosa a margarina, mais rica em gorduras!!! Algumas margarinas favorecem a síntese de colesterol, as gorduras trans inibem a ação de enzimas específicas do fígado, podendo aumentar o colesterol ruim (LDL) e diminuir o colesterol bom (HDL).

Quanto ao processo a mais natural é a manteiga pois passa por menos processos industriais e recebe menos aditivos químicos que a margarina.
Estudos associam o consumo de gorduras trans com o aumento da incidëncia de problemas coronarianos, uma vez que essa gordura se acumula no interior dos vasos, podendo levar o fechamento total ou parcial, desenvolvendo assim o infarto. No entanto, algumas margarinas estão sendo produzidas sem gorduras trans, estando escrito no rótulo essa informação. Mas deve-se ter atenção a quantidade de gordura saturada, pois muitos acabam tirando a gordura trans e aumentam a saturada para dar mais sabor.

Frente esses dois alimentos, a manteiga se torna a opção mais saudável, a recomendação é não ultrapassar a quantidade de 1 colher de sobremesa rasa ao dia e opte sempre pela opção sem sal.
Porém, nos supermercado encontramos margarinas enriquecidas com com fitoesteróis que podem contribuir para a redução de colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue.

Fitoesteróis são substâncias semelhantes ao colesterol e encontradas em vegetais. São pouco absorvidas pelo intestino e competem com o colesterol, contribuindo para que este seja menos absorvido e, desta forma, auxiliam na redução dos níveis de colesterol total no sangue.

Mas lembre-se utilize quantidades mínimas! Para evitar problemas de saúde, experimente como substituto outros alimentos como por exemplo, azeite de oliva, queijo cotagge, requeijão light. 

Fonte: Adaptado Revista Viva Saúde


Dra: Cristiane Schmitz
Nutricionista CRN 3403

Nenhum comentário:

Postar um comentário