quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Alimentos podem inibir a vontade de fumar

Bom dia pessoal, quero me desculpar por estar tão ausente, mas está tudo muito corrido. Sabemos que há um agrande número de pessoas fumantes, e que o fumo trás muitas complicações de saúde. Muitos tentam deixar de fumar, mas não conseguem. Alguns estudos relevaram que existem alimentos que ajudam a diminuir e até mesmo evitar de fumar. Segue alguns dados preocupantes e as orientações nutricionais.

Apesar do número de fumantes estar caindo, ainda existem 1 bilhão de fumantes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Quer uma motivação para parar? Pois bem, o órgão mais atingido pelo cigarro é o pulmão e necessitamos dele, pelo menos, 22000 vezes por dia para respirar.
Mas a boa notícia é que a alimentação pode ser uma grande aliada neste desafio, principalmente quando associada ao tratamento médico e psicológico.
Através de estudos realizados com fumantes, observou-se que  alimentos como café, refrigerantes a base de cola, bebidas alcoólicas, carne vermelha, embutidos frituras e doces, além de serem os mais consumidos pelos mesmos também são os que mais incentivam a uma tragada atrás da outra.

Constataram também que alimentos como leite,  iogurte, todas as frutas frescas,  legumes e hortaliças cruas e/ou cozidas além de sucos naturais e água, modificam o paladar e interferem no sabor do cigarro. Este fato, segundo os fumantes entrevistados, atenua a vontade de fumar.
O melhor é que estes alimentos, são super saudáveis, por serem ricos em vitaminas, minerais e muitos compostos bioativos capazes de interferir no humor, evitando o nervosismo, a ansiedade e a depressão, além de funcionarem como verdadeiros antioxidantes e desintoxicantes  do organismo. É tudo que um fumante ou candidato à ex-fumante precisa.
Dessa forma , as orientações nutricionais proporcionam muito benefícios, pois podem trabalhar com os alimentos que não só evitam o temido ganho de peso, como também os que vão melhorar a saúde e a qualidade de vida.
Isto porque, o cigarro produz muitos radicais livres que pouco a pouco vão comprometendo o bom funcionamento do organismo. Outro detalhe é que, via de regra, os fumantes têm uma alimentação extremamente calórica, deficiente em nutrientes e são sedentários.
Dicas super saudáveis:
- Beba ao longo do dia de 6 a 8 copos de água entre as refeições.
- Faça 5 a 6 pequenas refeições ao dia.
- Evite alimentos industrializados, doces, frituras, bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto e mate
- Prefira alimentos naturais como frutas; legumes e hortaliças; cereais integrais (arroz, aveia, pão e macarrão); leguminosas (feijão , soja, lentilha e gão de bico); carnes (peixe e frango de preferência), leite e derivados na versão magra; oleaginosas (castanha do pará, nozes, macadãmia, amêndoas e etc.
- Procure comer uma maçã e uma cenoura por dia , pois são alguns dos alimentos desintoxicantes do organismo.
- Alimentos como batata, brócolis, banana, milho, arroz e cereais integrais além de mel são alguns dos alimentos que aliviam a ansiedade, por serem precursores da serotonina, um neurotransmissor que relaxa, melhora o humor e reduz a ansiedade. Outras fontes são camarões e peixes em geral, queijos, cogumelos, leite, fígado, bife, peito de frango, vagens, mostarda, e etc.
- Maracujá, alface e maçã são alimentos que acalmam. Já o espinafre e folhas verdes, além possuírem o mesmo efeito, também contém nutrientes que atuam no sistema nervoso garantindo seu bom funcionamento.
- Pratique uma atividade física ou técnicas de relaxamento como Meditação, Yoga , Tai Chi Chuan, dentre outras.
- Acupuntura pode ser também ser uma grande aliada.
- Procure um nutricionista para adequar a alimentação de acordo com as suas necessidades, que respeitará ao máximo as suas preferências.
- Não fume por impulso…Respire fundo até que passe os primeiros minutos que geraram este ímpeto e a vontade passará.Tente sempre esta técnica para adiar o ato de acender um cigarro.
- Mascar um cravo pode dar um alívio na vontade de fumar.
- Mantenha uma boa higiene bucal.
Onde encontrar ajuda:
No site abaixo você encontra muitas informações e dicas que ajudarão a parar de fumar:
Existe, também, um programa gratuito criado pelo Sistema único de Saúde (SUS) para parar de fumar. Procure um Posto de Saúde mais próximo a sua casa. 
Receitas de sucos:
Com ingredientes como água de coco, frutas em geral e hortaliças (couve, erva-doce e outros), você pode criar vários sucos com poderes incríveis sobre sua saúde. Suco de cenoura, tomate e laranja, por exemplo, fica uma delícia. Veja as sugestões abaixo.

SUCOS DESINTOXICANTES

1) Limonada de melancia

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de melancia em cubos – suco fresco de 1 limão – uns 5 ramos de hortelã (folhas + talos) – ½ colher (chá) de lecitina de soja.
Preparo: bata tudo no liquidificador, coe (se desejar) e beba imediatamente.

2) Mousse de batacaroteno

Ingredientes: 1 xícara (chá) de manga em cubos – suco fresco de 1 limão – 1 cenoura média picada – 1 colher (sopa) de semente de linhaça pré-hidratada.
Preparo: bata tudo no liquidificador e coma de colher como uma mousse. Se desejar mais líquida (para beber) acrescente ½ copo de água de coco ou água filtrada.

Suco Antioxidante: 

200 ml de chá verde frio + 1 cenoura grande picada + 1 laranja bahia ou seleta em pedaços + 1 maçã verde (sem sementes) + folhas de hortelã.
Preparo: bata no liquidificador todos os ingredientes até cremosidade homogênea. Coe e transfira para os copos. Decore com cubinhos de maçã verde.
(Receitas extraídas dos livros de Conceição Trucom)
Para refletir sobre o assunto:
- Toda e qualquer mudança de hábito parece impossível, mas perseverança e determinação são ingredientes que não podem faltar nesta empreitada.
- A OMS adverte e afirma que o cigarro mata metade dos seus consumidores.
- A fumaça do cigarro apresenta cerca de 4720 substâncias tóxicas. Se faz mal para quem apenas está no ambiente respirando este ar, imagina para quem fuma.
- Embora o número de fumantes venha caindo no país, pelo menos 16% dos brasileiros ainda fumam.
- 25% dos fumantes acabam com algum grau de doença obstrutiva pulmonar (DPOC).
- A maioria das lesões pulmonares causadas pelo cigarro é irreversível.
- Tabaco mata 2,3 homens para cada mulher.
Fica a dica pessoal! Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário