sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Orientações nutricionais para festas de fim de ano.


Estamos no período festivo do final de ano, e como sempre aparecem àquelas mesas lindas e maravilhosas nas ceias de Natal e do Ano Novo, com pratos deliciosos e tentadores.
Para não colocar a perder o esforço feito para alcançar a perda de peso e todo o processo de mudanças de hábitos alimentares, e não ganhar aqueles quilinhos extras nos eventos. Vamos comer sem culpa!
§         Com MUITO BOM SENSO, sempre atento àquelas preparações sabotadoras de dieta,

§         Seguir as recomendações que foram prescritas,
§         Escolher alimentos feitos com pouca gordura, açúcar e sal na preparação,
§         Tirar o foco da comida, afinal, Natal e Ano novo são datas para festejar com a família e      amigos e não pensar somente em comida.
§         Intensificar a atividade física nesse período aproveite e faça caminhadas, se possível caminhe no mar com água até a altura do joelho, além de refrescar, trabalha bastante a musculatura da perna (não esqueça do protetor solar);
§         Dias 24 e 31 de dezembro = alimente-se normalmente (faça todas as 5-6 refeições no dia), não exagere nas quantidades que você vai se servir e escolher sempre as opções menos gordurosas entre os alimentos;
§         Fazer um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light, bem reforçado à tardinha para esperar a ceia sem fome;
§         O ideal é diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do possível combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como por exemplo: alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc), pois promovem a sensação de saciedade;
§         Nas preparações dos alimentos substitua os produtos convencionais por lights (p.ex.: maionese, creme de leite, margarina, etc);
§         Priorize suas escolhas e não fique pensando (principalmente quando chegar em casa) o que não comeu ... coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!
§         Antes das festas faça. Usar e abusar de frutas, saladas, carne de peru, lombo assado, evite a carne de porco pois é mais gordurosa;
§         Compotas de frutas, gelatinas e sorvetes de frutas são ótimas sobremesas e menos calóricas do que aquelas super sobremesas que normalmente têm como pavês, musses, etc;
§         Suco da casca do abacaxi, diminui a retenção de líquidos;
No dia anterior as festas (23 dez, e 30 dez) consumir em grande quantidade:
§         Muitas frutas e verduras variadas.
§         Carboidratos: Cereais integrais, pães integrais.
§         Iogurtes desnatados, Yakult, leite de soja.
§         Carnes: Peixes grelhados, atum ou ovos caipira.
Através de sua composição estes alimentos limpam, desintoxicam e energizam o corpo. Melhoram o trânsito intestinal, a digestão, e assimilação dos nutrientes. Também são alimentos ricos em antioxidantes, que diminuem a ação dos Radicais Livres.
No mais divirta-se, tenha um excelente Natal e Ano Novo cheio de realizações!
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ... MENTE E CORPO EQUILIBRADOS!

Dicas para um Natal mais light:

SALGADINHOS E APERITIVOS
Fuja de frituras tipo coxinhas de galinha, croquetes, etc. Prefira os salgados de forno, mas sempre em pequenas quantidades. Pastas à base de queijo cottage e ervas ou de legumes cozidos, como a cenoura e batidos com ricota são excelentes com quadradinhos de pão integral light. Evite os biscoitos salgados pois são muito calóricos para servir com pastas.

ENTRADAS
Cuidado com os mousses salgados pois normalmente contêm muita gordura já que a maioria prefere utilizar o creme de leite como um dos ingredientes. Se quiser, utilize palmito, aspargos, vegetais e substitua o creme de leite tradicional pelo light, ou melhor ainda pelo iogurte desnatado ou queijo cottage. Apesar de reduzir a quantidade de gordura, a maionese light ainda é bem calórica. Tem em média 350 calorias cada 100g, contra 180g do creme de leite light.
Abuse de saladas. Devem ser super coloridas e podem vir acompanhadas de molhos à base de iogurte ou azeite diluído com água e ervas.
O salpicão também é bem vindo, desde que você se lembre de reduzir as fontes de gordura. Inclua salsão, pepino ou erva-doce pois são ricos em fibras e não aumentam o valor calórico.

PRATOS PRINCIPAIS
Peru, chester e até lombo de porco magro podem entrar na sua ceia. O que conta é a quantidade e os complementos que entram na receita. Evite bacon, manteiga, presunto cru, tender, ou seja, alimentos ricos em gordura saturada. E não adicione nenhum tipo de gordura na receita, pois o próprio alimento já tem o seu conteúdo. Combine seus pratos com hortaliças e frutas. Elas diminuem o valor calórico e aumentam em qualidade a composição nutricional, principalmente pelas vitaminas e minerais.
- Se você estiver na praia, abuse de peixes e não exagere em camarões e mariscos, pois são ricos em colesterol. O salmão é bem vindo apesar de ser um peixe mais calórico. Mas isto é devido ao bom teor de ômega-3, tipo de gordura benéfica ao organismo contida neste peixe e que podem ajudar a controlar os níveis de colesterol e evitar problemas cardíacos.

ACOMPANHAMENTOS
- Evite receitas com cremes ou muita gordura. O arroz ou as massas são boas opções, desde que preparados com muitas hortaliças e leguminosas.
Legumes coloridos e variados são ótimos para acompanhar os pratos. Incremente com ervas frescas para aumentar o sabor. O purê de maçã é muito bom e não é muito calórico.
Lembre-se: a batata inglesa tem quase a metade das calorias que a batata doce ou a mandioquinha. Se você adorar castanhas portuguesas, pode consumir, mas lembre-se que 100g, crua tem cerca de 194 calorias, apesar do conteúdo pobre em gorduras.

SOBREMESAS
Cuidado para não exagerar e comer receitas com muitas frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, etc). Apesar de serem riquíssimas em nutrientes também são ricas em gorduras. E esses alimentos devem ser incorporados à dieta em quantidades pequenas quando o assunto é perda de peso, visto seu alto valor calórico.
Evite sorvetes cremosos, com caldas de chocolate ou muito açúcar ou receitas com chantilly. Prefira mousses de frutas e frutas frescas pois nesta época do ano são soberbas como as cerejas, os pêssegos, o kiwi, etc.
E não se esqueça. Não coma demais de uma vez só. Aproveite as festas para conversar, curtir sua família e comer pausadamente e em pequenas quantidades para evitar a ingestão rápida de muitas calorias.

Veja alguns fitoterápicos que auxiliam na desintoxicação:
Coentro, boldo-do-chile, funcho, couve Manteiga, genciana, carqueja, cardo-Santo, cardo-Mariano, alcachofra, hortelã,
Para facilitar a digestão:
Canela, manjericão, espinheira santa, hortelã, camomila, sálvia, alecrim, anis-Estrelado, espinheira-Santa, dente-de-Leão, erva-Doce, alfavaca, angélica, coentro, poejo, cravo da-Índia cominho, cardomomo, menta, gengibre, alho 



Desde já quero desejar um feliz natal e próspero ano novo. Repleto de bons acontecimentos, saúde, paz, amor, felicidade e sucesso!! 
Beijão!!

Dra: Cristiane Schmitz
Nutricionista CRN 10 3403

Nenhum comentário:

Postar um comentário