terça-feira, 3 de julho de 2012

Chá verde é ótimo!


Bom dia pessoal, quero desejar a todos uma ótima semana, cheia de produtividades! 
Quero falar que o DESAFIO DO PESO já começou, quem quiser acompanhar é só entrar no link ao lado. 
O post de hoje é sobre o chá verde, algumas perguntas que um acadêmico de jornalismo pediu para eu responder, achei interessante e resolvi postar aqui. Talves sejam algumas dúvidas do pessoal. Vamos lá...


1 -  Qualquer pessoa pode tomar o chá verde? Se não, contra quem é indicado?


Sim. Qualquer pessoa pode tomar. Inclusive crianças, grávidas (não mais que três xícaras durante o dia), diabéticos, etc. Só não recomendo para quem tenha um histórico de distúrbio gástrico, pois o chá contém tanino que pode irritar a mucosa do estomago.
 
2 - Quais os benefícios do chá verde? Tipo, ele previne de doenças? Ajuda a dormir?
 
O chá verde é rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce e doenças cardiovasculares. Os flavonóides evitam também que contraiamos vírus em geral. Por isso, quem tem o hábito de tomar chá verde não contrai gripe, herpes, além de diminuir a taxa de colesterol e melhorar o sistema imunológico.

Estudos científicos evidenciam que o chá verde previne câncer por causa dos flavonóides que evitam a mutação celular.

O chá verde possui uma grande quantidade de tanino que, junto com potássio e manganês, podem proteger artérias e veias, agindo no sistema circulatório.
Seu poder adstringente acelera o metabolismo e ajuda na queima de gorduras por causa da “catequina’, polifenóis e cafeína (teofilina). Esse processo adstringente evita também a formação de cáries e tártaro.

Não existem estudos que compravam sua eficácia no auxilio do sono, mas mostram que o chá verde pode neutralizar os efeitos neurológicos negativos da apnéia. Ela está ligada ao surgimento de várias outras doenças, dificuldades cognitivas e risco de acidentes. A causa parece estar ligada ao fato de que o chá verde ajuda a evitar a oxidação (e morte) dos neurônios durantes os episódios de falta de oxigênio causado pela apnéia.

3 -  Ele emagrece mesmo? Se emagrece, quantas xícaras de chá devo beber pra emagrecer por dia?

O chá verde reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras. Quanto a uma quantidade ao certo para emagrecer não se pode afirmar. Isso é muito relativo, cada indivíduo tem um metabolismo diferente, uns mais rápidos outros mais lentos. Mas o indicado é de 5 a 6 xícaras de chá por dia. Com exceção das gestantes que devem tomar no máximo 3 xícaras diárias.
 
4 - As pessoas o têm como calmante, é verdade isso?

 Desconheço essa informação, e ainda não li estudos científicos mostrando algo a respeito.

 5 - Ele tem calorias?

As calorias são insignificantes, uma xícara de 150 ml tem em média de 3 ou 4 calorias.
 
6 - Qual o melhor horário pra tomar o chá verde?

Uma xícara após as refeições para não agredir o estômago e causar gastrite. O chá ajuda na digestão. Mas também pode ser consumido durante o dia. Porém deve ser consumido no máximo em 12 horas. Não precisa deixar na geladeira, mas tem de ficar num ambiente fresco e longe da luz.
 
7 - Como preparar um bom chá verde?

Bem, não tem muitos segredos, ele é preparado como os demais chás. É só fazer uma infusão normal, pode ser em água em ebulição ou deixar o extrato do chá em uma xícara com água quente no bafo (tampado com algo).
Vou deixar uma super dica para quem não gosta muito do paladar do chá verde, para deixar o chá verde mais gostoso, você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis (chá verde). Faça assim: ferva 1 litro de água (ou a quantidade desejada) com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

8 – É correto requentar o chá?

Não há necessidade, pois ele pode ser consumido frio ou gelado também. Mas desde que não passe às 12 horas não tem problema requentar o chá.
                                                
Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático. Portanto utilizar o extrato mesmo da planta, potencializará os resultados. 

Bem pessoal, espero ter respondido algumas das suas dúvidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário