sábado, 25 de fevereiro de 2012

Alimentos Funcionais fazem milagres??

Boa noite pessoal, bem depois de um feriadão maravilhoso, voltamos com tudo para um fim de semana (que posso dizer, a semana nunca passou tão rápida hehe) que espero ser tão maravilhoso quanto.
Hoje vou falar um pouquinho dos alimentos funcionais, ouvi-se falar muito sobre eles, mas bem, o que realmente são? Porque são chamados de funcionais? E quais suas verdadeiras funções no nosso organismo?

Então para quem tem essas dúvidas, ai vai às explicações:
Os alimentos funcionais são aqueles que exercem funções metabólicas ou fisiológicas no organismo atuando no crescimento, desenvolvimento, nutrição, proteção, entre outros. Aplica-se aos alimentos funcionais o papel de proteger o organismo contra doenças crônico-degenerativas além de problemas estéticos como celulite, acnes, envelhecimento precoce e outros.


Algumas pessoas confundem o termo proteção dos alimentos funcionais, mas é importante que se saiba que os alimentos atuam de forma a fortalecer o organismo e reduzir as chances de desenvolvimento de doenças, ou seja, se alguma doença porventura surgir, os alimentos funcionais irão agir somente para fortalecer o organismo e não para curá-lo.

Para utilizar alimentos funcionais na alimentação diária e ainda contar com os benefícios que estes promovem, deve-se atentar para a quantidade a ser ingerida dos componentes funcionais, pois em pequenas quantidades não trarão de fato os benefícios que possivelmente trariam se ingeridos de maneira adequada. No caso do leite enriquecido com ômega 3, por exemplo, seria mais fácil e vantajoso, o consumidor continuar ingerindo o leite convencional e optar pela fonte natural de ômega 3 que é o peixe. Primeiro, porque normalmente os produtos industrializados com ação funcional são mais caros, segundo, o peixe tem outros nutrientes importantes a oferecer como proteínas de boa qualidade, vitaminas e minerais.

São alimentos funcionais: soja, trigo, arroz, milho, tomate, alho, azeite, chá-verde, uva vermelha, castanha-do-pará, peixes, gergelim, linhaça, lactobacilos, mel e outros. São considerados funcionais os alimentos pré-bióticos, probióticos e simbióticos que beneficiam o funcionamento do intestino.
 
Apesar de alguns alimentos serem ricos em calorias é importante consumir carboidratos, lipídios e todos os outros nutrientes essenciais para que o organismo não sofra pela falta de algum componente de que precisa para funcionar bem. 

Curiosidade: Na década de 80, foram estudados no Japão, alimentos que além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos. Após um longo período de trabalho, em 1991, a categoria de alimentos foi regulamentada recebendo a denominação de "Foods for Specified Health Use" (FOSHU). A tradução da expressão para o português é Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos.

De acordo com a ANVISA, o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais, além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para o consumo sem supervisão médica.

Na tabela abaixo, estão descritos mais alguns exemplos de compostos presentes nos
 alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde.



Inclua os alimentos funcionais em sua dieta, esse hábito trará muitos benefícios para sua saúde e estética também. 
Conheça minhas estratégias para redução de peso, praticantes de atividades físicas, doneças cardiovasculares e diabetes e nutrição e estética. 


Agende sua consulta! 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário