sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Nutrição e Estética: Envelhecimento e alimentação saudável

A Pele
É um revestimento externo caracterizado o maior órgão do corpo humano que apresenta três camadas (epiderme, derme e hipoderme). Tem função protetora (contra microrganismos, agentes tóxicos e físicos), impede as perdas excessivas de líquidos e outras substâncias importantes para o corpo e controla a temperatura interna do organismo.


Camadas da Pele:
Epiderme = camada mais externa esposta ao ambiente, constituída por células escamosas: queratinócitos (proteção) melanócitos (pigmento) e imunitárias (agressões), que sofrem constante renovação. A vitamina "A" atua nessas células auxiliando na reprodução, regulação e crescimento diferenciado.
Derme = está intimamente ligada a epiderme, é a camada mais importante pois confere elasticidade e resistência, é constituída por uma estrutura fibrosa de sustentação (colágeno, elastina e proteínas estruturais).
Hipoderme = parte mais profunda situada abaixo da derme, constituída de céluas gordurosas (adipócitos). Tem função de proteção contra traumas e ajuda a manter temperatura corporal.

Proteínas Constituintes da Pele:
Fibras de Colágeno = importante para estrutura da pele, pois tem a função de unir e fortalecer os tecidos. Deficiência pode causar má formação óssea, rigidez muscular, retardo no crescimento, inflamação nas articulações, doenças cutâneas, entre outras. É dependente de vitaminas C e B6 e minerais cobre, manganês, zinco, magnésio e cálcio.

Fibras de Elastina = principal proteína responsável pela adesão da epiderme à derme auxilia na resistência e elasticidade da pele e impede a formação de rugas, flacidez, deformação corporal, entre outros. A quantidade máxima de elastina é vista no adolescente e no adulto jovem (abaixo dos 25 anos). A vitamina A auxilia no aumenta o conteúdo de elastina
Envelhecimento Cutâneo
É ocorrido por fatores individuais, genéticos ou interferência do meio externo ao longo da vida, onde ocorreo a perda do efeito esponja conferindo ressecamento e desidratação. Com o envelhecimento ocorre a quebra e redução na fabricação de elastina, desestabilizando a estruturada pele e ocorrendo o aparecimento de rugas e diminuição no no transporte de nutrientes reduzindo a perda da aparência saudável. Com a poluição do meio externo há um acúmulo de produtos tóxicos, o que facilita o aparecimento de manchas.

Causas do Envelhecimento
Má nutrição; Stress; Fatores hormonais; (Auto) imunidade; Fumo e bebidas alcoólicas; Deterioração do tecido elástico; Degeneração do fibroblastos – idade; Proporção de água, nutrientes, e resíduos e exposição excessiva ao sol.

Boa Nutrição = Pele saudável
A pele reflete o estado de saúde do organismo. Ingestão adequada de vitaminas e minerais, principalmente os de ação antioxidantes são necessários para manter esse equilíbrio e reduzir o efeitos dos radicais livres  que lesionam as células causando o envelhecimento.
Principais nutrientes antioxidantes: Vitaminas A, C, E e os minerais selênio e zinco.


Vitamina A
É um antioxidante muito importante na nutrição da visão, manutenção e equilíbrio da pele. Atua na proteção contra doenças infecciosas. Sua deficiência pode causar cegueira noturna, problemas nas células e distúrbios no metabolismo da pele, queda da imunidade, entre outros. Principais Fontes: fígado, carnes, ovos, tomate, cenoura, abóbora, mamão, brócolis, alface.

Vitamina C
Sua ação antioxidante atua no bom funcionamento do corpo humano, ajuda no crescimento das células e confere resposta as infecções e estresse. É um ótimo auxiliador na absorção do ferro. Sua deficiência pode provocar esquimoses na pele, sangramento nas gengivas, má cicatrização e infecções. Principais Fontes: acerola, laranja, limão, abacaxi, kiwi e morango.

Vitamina E
O consumo de alimentos fontes desta vitamina pode prevenir danos nas células do corpo pois bloqueia a ação do Radicais livres. Auxilia a fertilidade tanto do homem quanto da mulher e tem efeito antiinflamatório. Sua deficiência pode causar desordens no metabolismo das gorduras. Principais Fontes: óleos vegetais (girassol, milho, soja, oliva), linhaça, nozes, semente de girassol e germe de trigo.

Selênio 
É um dos principais minerais que auxilia no rejuvenescimento celular da pele, previne e no controla o aparecimento da celulite, gordura localizada e fragilidade capilar. Auxilia na manutenção da elasticidade dos tecidos. Sua deficiência pode ocasionar em envelhecimento precoce da pele, risco de câncer e doenças cardiovasculares. Principais Fontes: castanha do Pará, nozes, lentilha, gérmen de trigo, etc. 

Zinco
Este mineral tem função essencial em centenas de processos corporais. É ele que estimula a cicatrização de feridas, irritação cutânea e renovação da pele auxiliando na hidratação e elasticidade da pele. Sua deficiência pode levar a atraso no crescimento das células, deficiência do sistema auto imune e retardo na maturação sexual. Principais Fontes: farinha de trigo, nozes, ovos, carnes, leite e derivados e feijão. 

Receitas básicas para a saúde da Pele


Esfoliação: Amasse em um recipiente abacate, mel e aveia, aplique sobre a pele com movimentos circulares por aproximadamente 5 minutos, enxague em seguida e aplique um hidratante facial de sua preferência.

Espinhas: Aplique sobre a pele gengibre ralado no local inflamado com auxílio de gase e deixe agir por um tempo máximo de 15 minutos;

Clarear a pele: Aplique no rosto mamão amassado com aveia e leite, faça movimentos circulares por aproximadamente 5 minutos, enxague em seguida e aplique um hidratante facial de sua preferência.

Máscara rejuvenescedora: Aplique claro de ovo sobre a pele deixando agir por no maximo 20 minutos.

Lembre-se: Alimentação saudável é o segredo para o equilibrio, fisico, mental e social do ser humano! Pratique-a!



Nenhum comentário:

Postar um comentário