terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CHIA O SUPER ALIMENTO





CARACTERÍSTICAS
Estamos falando de um alimento vegetal com alto poder nutricional de sabor suave, excelente fonte de fibras, rica em ácidos graxos e aminoácidos, seu óleo contém 40% de Ômega 6 e 60% de Ômega 3. Considerada como a mais rica fonte alimentar de Ômega 3 bem superior a linhaça. Possui seis vezes mais cálcio que o leite integral, três vezes mais ferro que o espinafre, mais magnésio que o brócolis, duas vezes mais potássio que a banana, oito vezes mais Ômega 3 que o salmão e ainda a virtude de não conter glúten. Encontrada de três formas: como óleo, como semente ou como farinha podendo ser armazenada por até cinco anos sem deteriorar.

IMPORTÂNCIA DO ÔMEGA 3, ÔMEGA 6 E ÔMEGA 9 NO ORGANISMO
Como muito se fala em ômega vamos, em linhas gerais, comentar sobre a importância desses ácidos chamados de gorduras boas ou lipídios, os quais o organismo por si só não consegue produzir e depende da ingestão dos alimentos chamados funcionais como, os peixes, as nozes, as sementes de linhaça, o abacate e especificamente a Chia como estamos tratando nessa matéria.

Ômega 3: Pesquisas tem demonstrado que quem come menos carne vermelha e mais peixe tem uma vida mais longa e saudável. Principalmente atum, sardinha, bacalhau e salmão por possuírem altas dosagens dessa gordura chamada também de poliinsaturada, eficaz contra o colesterol ruim (LDL) doenças cardíacas, alergias, inflamações, derrames, asma, diabetes, hipertensão, fortalece o cérebro, aumenta a concentração, melhora a memória e contribui para o bom humor podemos incluir certamente a chia no mesmo patamar.
Sua ausência provoca a perda de memória, dificuldades de aprendizado e mau humor.
É aconselhável seu consumo acompanhado de antioxidantes como suco de uva, de laranja, limão que contém a vitamina C para neutralizar o efeito oxidante do ácido o mesmo ocorre em relação ao Ômega 6.


Ômega 6: Também é um ácido não produzido pelo organismo humano as fontes alimentares de suprimento são as mesmas do Ômega 3 sua ação no organismo é semelhante, no entanto deve-se tomar cuidado com o excesso desse ácido porque, pode tornar a pessoa suscetível a doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. Seu consumo através de suplementos nutricionais deve ser feito com acompanhamento médico para se evitar esse tipo de contra indicação.


Ômega 9: Este é produzido pelo organismo desde que esteja presente o Ômega 3 e o Ômega 6 através da alimentação balanceada. Esse ácido protege contra certos tipos de cânceres, arterosclerose e melhora as funções imunológicas. É encontrado também no azeite de oliva e na azeitona.



BENEFÍCIOS DA CHIA

Além dos benefícios já citados acima pela composição de Omegas :


Aumenta a resistência orgânica por ser um alimento de mega energia.


É importante para os celíacos, pessoas que tem intolerância ao glúten.

Previne a inflamação dos divertículos (diverticulite), pois sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico. 


Diminui o risco de diabetes porque equilibra o nível de açúcar no sangue.


Ajuda a diminuir o triglicérides e o colesterol.


Limpa o corpo das toxinas e detritos acumulados nas paredes do intestino.


Combate o refluxo gástrico esofágico e a azia.


Preventivo contra a hipoglicemia e tireóide.


Age no crescimento das crianças, no desenvolvimento mental e na formação óssea.


Nutre a pele tornando saudável.


Previne o envelhecimento precoce e aumenta imunidade do organismo.


Obesidade: As sementes da Chia ao entrar em contato com a água, formam um gel no estomago, eliminando o desejo constante de petiscar, a digestão fica mais lenta causando a saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos e consequentemente emagreça.


São também indicadas para esportistas e maratonistas por aumentar a energia e a resistência orgânica e permitir que o corpo permaneça hidratado.



UTILIZAÇÃO
Conforme já mencionamos a Chia pode ser utilizada de maneiras distintas: como óleo, moída como farinha, ou em sementes. Importante observar que deve ser usada ½ hora antes do desjejum matinal, do almoço ou jantar. 

Sementes: Nessa forma adiciona-se uma a duas colheres de sopa a sucos, iogurte, leite, frutas, saladas, a pães, bolos, e pudins, deve ser consumida no máximo duas colheres de sopa ao dia.
Como bebida pode-se também colocar duas colheres da semente adicionar um copo de água mexendo e deixando repousar até que fique gelatinoso pode ser adicionado também suco de limão, laranja, caju.

O mesmo tipo de tratamento pode ser feito para reduzir a fome e promover a plenitude gástrica contribuindo para que se coma menor quantidade de alimentos e doces promovendo um emagrecimento saudável sem comprometer a saúde.

Farinha: De sabor agradável pode ser utilizada nos mesmos moldes da semente e acrescentada em inúmeros preparos, pode ser usada também em sopas, almondegas, hambúrgueres e de forma livre de acordo com sua criatividade culinária. Importante é não ultrapassar o máximo de duas colheres de sopa ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário