quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Azeite de oliva atua na prevenção de doenças cardiovasculares.

O azeite de oliva é composto em sua maior parte por um tipo benéfico de gordura, a monoinsaturada, que não eleva o nível de colesterol no sangue. No caso do azeite extra virgem, há ainda a presença de compostos antioxidantes e com efeito anti-inflamatório que lhe conferem ação antiaterogênica, ou seja, evitam o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, atuando assim na prevenção de doenças cardiovasculares.
O azeite pode ser usado em diversas preparações, seja para cozinhar ou para temperar uma salada; só não pode ser submetido a temperaturas muito altas (como em preparações muito demoradas ou frituras), pois assim seus compostos benéficos são perdidos.
Para redução do risco de doenças cardiovasculares, recomenda-se o consumo de pelo menos 2 colheres de sopa de azeite extra virgem por dia. Por ser uma gordura, ainda que saudável, possui um alto teor energético (cerca de 72kcal por colher de sopa), e por isso deve ser consumido com moderação por pessoas que desejam alcançar ou manter um peso adequado.

2 comentários:

  1. Cris adorei seu blog... já estou te seguindo siga os meus tbm!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie Sany, que bom que gostou! Já estou te seguindo também! Beijos

    ResponderExcluir