quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alimentos que reduzem a ansiedade

Bom  dia pessoal, o post de hoje é sobre ansiedade, saiba sua definição e como podemos amenizá-la em nossas vidas.

Derivado do grego Anshein, o termo ansiedade significa oprimir, sufocar. Esse sentimento pode ser descrito como um distúrbio decorrente de um mau funcionamento mental caracterizado por sintomas de aflição e inquietação que atingem todo o corpo. 

Sentir ansiedade está relacionado com a vida agitada das grandes metrópoles e diversos estudos têm comprovado que as condições de trabalho estão diretamente relacionadas com os níveis de ansiedade encontrados entre os trabalhadores.

Se você é uma pessoa ansiosa e sente dificuldade em manter a calma, saiba quais alimentos devem ser consumidos para amenizar os efeitos proporcionados por esse distúrbio.
  • Frutas cítricas: os principais representantes deste grupo são:laranja, limão, abacaxi, caju, lima e acerola. Essas frutas são fontes de vitamina C e diversas pesquisas têm associado o consumo dessa vitamina com a diminuição da secreção de cortisol. O cortisol é um tipo de hormônio presente na resposta ao estresse, sendo assim, torna-se responsável pela ativação do corpo em situações de perigo, promovendo um aumento da pressão arterial e da glicose circulante.
  • Ovos, leite e derivados: esses alimentos são fontes do aminoácido triptofano. Diversos estudos comprovaram que o consumo de alimentos ricos nesse aminoácido auxilia no combate aos sintomas da ansiedade. Especialistas afirmam que o triptofano aumenta a secreção de serotonina pelo cérebro, promovendo assim, relaxamento e bem-estar.
  • Carnes e peixes: esses alimentos fornecem além de triptofano, vitamina B3 e magnésio. Esses nutrientes quando em conjunto, promovem um aumento da produção de serotonina. A serotonina é um tipo de neurotransmissor que além de controlar os níveis de ansiedade, estimula o sono e melhora o humor.
  • Banana: nessa fruta encontramos consideráveis quantidades de potássio, magnésio e biotina. Esses nutrientes favorecem o repouso e sono, garantindo de maneira eficaz o alcance do esperado descanso diário.
  • Pão, arroz, aveia, massas, batata, mel, uvas ou maçãs: todos esses alimentos são fontes de carboidratos do tipo simples. Pesquisas demonstraram que o consumo desse tipo de carboidrato aumenta os níveis de glicose sanguínea e, consequentemente, favorece o aumento da sensação de bem-estar, disposição e prazer.
  • Espinafre: rico em potássio e ácido fólico, esse vegetal atua no combate à depressão. Estudos demonstram que tanto o potássio, quanto o ácido fólico, além de combaterem a depressão auxiliam na regulação de componentes do sistema nervoso.
  • Alface: pesquisas revelam que substâncias como o folato e a lactucina, presentes na alface, ajudam no controle da irritação, diminuem o cansaço e promovem efeito calmante quando consumidas em quantidades desejáveis.
Além de incluir esses alimentos na dieta é importante tomar outros cuidados, visto que, especialistas alertam que o consumo excessivo de açúcar refinado, café, fast food, sal e álcool podem agravar o quadro de ansiedade.

Alguns chás, como o de camomila e o de erva-cidreira, agem como ansiolíticos naturais, diminuindo a ansiedade e a irritação.

Dra: Cristiane Schmitz
Nutricionista CRN 103403

Nenhum comentário:

Postar um comentário