segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mito ou Verdade?

Boa tarde pessoal, depois de um fim de semana gostoso para ficar em casa, assistir um fiime, puxar uma cobertinha e comer uma pipoquinha .. Chegou a segunda-feira ... E quero desejar a todas uma ótima semana, recheada de coisas boas. 
Vim postar hoje sobre os tão falados mitos e verdade, ouvimos tantas coisas sobre alimentos e dietas, mas será até que ponto verdade tudo o que ouvimos. Será mito ou verdade. 
A partir de agora vou postar toda semana 5 dos tão falados MITOS OU VERDADES sobre alimentos ou dietas.


1 - Chocolate realmente dá espinha? 





Cansamos de ouvir "não come muito chocolate, pois dá espinha"! Muitas são as crianças que se assustam com as advertências contra comer muito chocolate ou alimentos gordurosos: “Você vai ter acne!”. Esto na verdade é MITO, pois foram feitos muitos estudos científicos que mostram uma probabilidade extremamente baixa da acne ser causada por qualquer uma destas coisas. Um desses testes com dois grupos, um de controle sem chocolate, e outro grupo que comeu chocolate dez vezes mais que o habitual, descobriu que nenhuma mudança ocorreu em ambos os grupos. Mas não se esqueça: o chocolate é um alimento muito calórico,  com ou sem acne, comer muito chocolate vai engordar! 


2 - Beber água em jejum emagrece?






A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, devido às suas inúmeras funções. Ela auxilia na eliminação de toxinas, no bom funcionamento do intestino, na hidratação da pele dentre outras funções. O consumo indicado é de 2 litros. Entretanto isto é MITO, pois apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é necessário modificar maus hábitos alimentares e praticar atividade física. Ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.


3 - Comer banana reduz cãibra?






É comum para algumas pessoas sentirem aquela dor.. a tão famosa cãibra. Pois bem, existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, dentre elas está a deficiência de potássio. Sendo assim isto é VERDADE, pois a banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas. 


4 - Comer alimentos ricos em carboidratos a noite engorda? 






O carboidrato é um macronutriente essencial para o desenvolvimento das nossas tarefas diárias. Ele é a principal fonte de energia do nosso organismo. Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos. Uma alimentação pobre em carboidratos, por alguns dias, pode levar a alterações de humor e depressão, assim como uma alimentação com excesso de proteínas. É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja equilibrada, ela precisa conter: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, isto é MITO o carboidrato deve ser consumido também à noite, porém lembre-se devemos estar a atentos as quantidades consumidas. 


5 - Ficar sem comer emagrece?






Grande parte da população acredita que ficando sem comer por períodos longos causa emagrecimento. Totalmente errado. Isto é MITO, deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período longo, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, de três em três horas na quantidade certa. 

Bem pessoal, por hoje é isso 5 mitos ou verdades, espero que tenham gostado e que eu de algum forma tenha ajudado. Semana que vem tem mais. Não deixam de dar uma passadinha para conferir. 

Dra: Cristiane Schmitz
Nutricionista CRN 3403p

Nenhum comentário:

Postar um comentário