quarta-feira, 3 de abril de 2013

Betacaroteno: cor e saúde!

Este carotenóide tem o poder de acelerar o bronzeado, melhorar a saúde e ajudar a manter a pele, o cabelo e as unhas mais fortes e brilhantes.
Existe um tipo de alimento que pode ajudar a dar uma força no seu bronzeado e proporcionar muitos benefícios ao seu organismo. Seu nome é betacaroteno e vale a pena conhecer mais sobre ele!
O betacaroteno é um tipo de carotenóide que dá cor aos vegetais amarelo-alaranjados. É um poderoso antioxidante que, ao ser ingerido, converte-se em vitamina A. Esta vitamina, apesar de fundamental, em grandes quantidades é tóxica para o organismo, mas quando é proveniente do betacaroteno, se há excesso, o corpo a excreta (ou seja: o corpo elimina as quantidades excedentes sem problemas).
Os alimentos mais ricos em betacaroteno são, além da cenoura e da beterraba, a abóbora, a batata doce, a manga e o mamão. Outras fontes são os vegetais folhosos como a couve, o espinafre, o agrião, o brócolis e o repolho. Por ser antioxidante, o betacaroteno ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e tem a função de reforçar o sistema imunológico. Ele também colabora para aumentar a elasticidade da pele e auxilia na formação da melanina, que além de ser responsável pela cor, funciona como uma proteção extra contra os raios UVB.
Além disso tudo, o betacaroteno fortalece as unhas, dá brilho ao cabelo e é de fundamental importância para a boa visão.
E é verdade: o betacaroteno é ótimo para dar uma acelerada no bronzeado. Só que não adianta comer uma cenoura antes de sair para a praia ou piscina. Para conseguir o efeito desejado é preciso aumentar o consumo dos alimentos que contenham betacaroteno cerca de um mês antes de começar a tomar sol. E preferencialmente consumi-los crus.
Quem preferir cozinhar deve usar o processo a vapor , que preserva mais os nutrientes dos alimentos do que quando são fervidos em água. Portanto, não se esqueça de incluir na sua cesta básica de férias muitas frutas, verduras e legumes. E boa diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário