segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Doenças cardiovasculares são as inimigas número 1 das mulheres


Boa noite pessoal, passando para deixar um post que li e achei muito importante passar a diante. E aproveitar para divulgar minha participação no Programa Coisas de Mulherzinha, que vai ao ar na quarta dia 26/09 às 22h, com reprises quinta às 16, sexta às 16:30 e sábado às 9h no canal 20 ou pelo site www.tvlitoralsul.com  Não percam pessoal, estaremos falando sobre assuntos muito interessantes, e dando ótimas dicas. Bem, mas vamos lá para a postagem de hoje.
De cada dez mulheres, seis morrem de infarto, principalmente depois da menopausa.

As doenças cardiovasculares são os inimigos número um das mulheres. De cada dez, seis morrem de infarto, principalmente após a menopausa. E a maioria não tem consciência disso, pois concentra toda a preocupação em exames ginecológicos, como os de mama e do colo do útero.
As doenças cardiovasculares matam seis vezes mais que o câncer de mama. E as brasileiras são líderes das Américas em acidente vascular cerebral (AVC): têm três vezes mais o problema que as americanas e canadenses.
Entre os principais fatores de risco das mulheres estão: hipertensão, colesterol, diabetes, obesidade abdominal, sedentarismo, cigarro e interação entre fumo e anticoncepcional (que a partir dos 30 anos pode causar trombose venosa e uma consequente embolia pulmonar). De acordo com o especialista, 90% dos riscos são determinados por esses fatores e pelo estilo de vida (alimentação inadequada e inatividade física), contra 10% da carga genética. Ou seja, é possível mudar esse quadro.

Após a menopausa, o risco aumenta ainda mais: a mulher deixa de ter o corpo em formato de pêra e passa a ser “maçã”. Isso significa que o depósito de gordura abandona as coxas e o bumbum para se concentrar ao redor do abdômen e na parte superior do corpo. Cinturas acima de 80 cm para o sexo feminino e de 94 cm para o masculino já devem acionar o sinal de alerta, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.
Ao lado do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) - divisão do peso pela altura ao quadrado -, a circunferência da cintura é usada para medir o risco cardiovascular de uma pessoa, pois é simples e de fácil acesso: basta uma fita métrica.
Amanhã estarei postando sobre a alimentação para prevenção de doenças cardiovasculares. 

Dra: Cristiane Schmitz 
Nutricionista CRN 103403

Nenhum comentário:

Postar um comentário