sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ative seu intestino, saiba como ele é importante!


Bom dia pessoal, sexta chuvosa, delícia pra ficar em casa ... Mas bem vamos trabalhar né hehe. Hoje vou falar um pouquinho sobre intestino. Esse post é super importante, pois o intestino é um dos órgãos mais importantes que temos. Sem ele, nada funciona. Você pode ter uma saúde ótima ou péssima dependendo de como seu intestino funciona. Você pode emagrecer, engordar, eliminar toxinas, reter toxinas (sim, isso é bem possível com tanta porcaria que colocamos para dentro), enfim! Esse assunto é super importante, vale a pena parar para ler!



1 - O que equilibrar a flora intestinal tem a ver com a alimentação? 
Devemos ter em mente que intestino saudável, é aquele que está íntegro para absorver vitaminas e minerais, e eliminar as toxinas e os resíduos que o organismo não precisa mais. Nosso organismo é formado por células, que por sua vez é composta de nutrientes. Tudo o que comemos é absorvido no intestino, todas as vitaminas e minerais, portanto se o intestino não está saudável, não absorvemos os nutrientes de forma adequada, prejudicando assim o sistema imunológico, nossas funções hormonais e sistema nervoso. Isso tudo nos fala que um mau funcionamento intestinal pode agravar ou até ocasionar problemas físicos e emocionais, como as doenças neurológicas. A má absorção intestinal pode diminuir a produção dos neurotransmissores (como a serotonina, por exemplo), já que a produção dos mesmos depende de diversos nutrientes vindos da alimentação.

2 - O que são e qual a função dos prebióticos e probióticos?

São alimentos funcionais, segundo determinação da ANVISA, que promovem função benéfica no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.

• Probióticos
O termo deriva do grego, “pró -vida”. São alimentos acrescidos de micro-organismos, bactérias, que povoam a nossa flora intestinal, promovendo benefícios, como defesa do nosso organismo e absorção excelente de nutrientes.
Podemos encontrá-las nos leites fermentados e nos iogurtes. Já podemos adquirir essas bactérias através dos lactobacilos comprados em farmácias ou em casas de produtos naturais, na forma de pó ou cápsulas.

Os Probióticos exercem as seguintes funções no organismo:
Segundo estudos, fortalecem o sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras; auxiliando no reforço do sistema imunológico e ajudando o organismo a criar defesas contra bactérias e microorganismos indesejáveis;
Quando consumidos aumentam os níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos do hospedeiro, assim como absorção acrescida de cálcio e ferro;
Equilibram a flora intestinal, atuando no controle do colesterol e na redução do risco de câncer;
Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima (lactase) que facilita a digestão da lactose.

• Prebióticos

São alimentos não digeríveis que estimulam o crescimento de colônias de bactérias benéficas, os lactobacilos. Assim, os lactobacilos (bactérias) conseguem se manter vivos e cumprir sua função na flora intestinal. Esses alimentos não digeríveis são as fibras alimentares, a inulina (polímero de glicose encontrado no alho, cebola, aspargos e alcachofra), os fruto-oligosacarídeos – FOS, encontrado em frutas e legumes (como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja), e o amido resistente, encontrados em alimentos como banana verde, feijão, batata e lentilha;

Os prebióticos apresentam as seguintes funções:

Ajudam na manutenção da flora intestinal;
Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal);
Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica propiciando uma microflora saudável;
Colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;
Possui efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.
  
3 - Quais alimentos que colaboram para a saúde intestinal? Por quê?

Água, fibras alimentares encontradas nas frutas com casca e legumes, assim como no farelo de trigo, grãos integrais (grão de bico, quinua, amaranto, lentilha, arroz integral, massas integrais) e verduras. Já as fibras solúveis, que são representadas pela pectina, gomas e mucilagens, como a fibra de maçã, também são de grande valia para o funcionamento intestinal.
Todos esses alimentos melhoram o trânsito intestinal e contribui para um intestino saudável.

4 - Quais alimentos atrapalham a saúde da flora intestinal? Por quê?

Estudos e prática clínica mostram que isso é muito individual. Cada um pode ter problemas com algum determinado alimento, ou não ter problema nenhum, mas basicamente as proteínas são as grandes vilãs no processo digestivo e intestinal. A caseína, proteína presente no leite e derivados, e o glúten, proteína presente no trigo, aveia, cevada, malte e centeio, são altamente alergênicos, assim como a soja.

5 - Quais os principais erros que cometemos quanto à boa flora intestinal?

Um erro bem comum é o de avaliar o intestino simplesmente pelo fato de evacuar ou não. O intestino deve ser avaliado pelo trânsito intestinal, é claro, mas existem vários outros sintomas que podemos ver como está a saúde intestinal, como presença ou não de gases e estufamento abdominal, presença ou não de dores ou pontadas no trato gastrointestinal, presença ou não de odor fétido proveniente dos gases, cor e tamanho das fezes, cabelo, pele e unha saudáveis, sensação ou não de bem estar, enfim, são vários sintomas que podemos diagnosticar como vai a saúde intestinal.

Outro erro que atrapalha grandemente o intestino é o de beber líquido junto com a refeição, pois impede a ótima absorção dos nutrientes, impedindo um bom bem estar geral.

E por último, outro erro é o de não comer frutas e vegetais frescos, ou como gosto de chamar, os alimentos de verdade! O uso de produtos industrializados em excesso, como produtos de caixinhas, saquinhos, em pó ou compactados e carnes processadas (embutidos), são ricos em substâncias tóxicas que prejudicam todo esse funcionamento bom, ao contrário das frutas e verduras frescas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário