sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Açaí, além de delicioso é uma excelente opção para esportistas!

O conteúdo de ontem falava sobre a importância dos antioxidantes no nosso organismo e na prática de atividade. Hoje vamos conhecer um pouquinho sobre o açaí e seus benefícios para nossa saúde e para aqueles que praticam atividades físicas.
acai071111

Além de repor as suas energias, rico em vitaminas é um poderoso antioxidante.
O açaí é muito nutritivo, rico em ácidos graxos que diminuem o depósito de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares, além de potássio, magnésio, vitamina E, vitaminas do complexo B, poderosos compostos antioxidantes.

Durante o exercício (principalmente de longa duração), o consumo de oxigênio cresce e gera um aumento de radicais livres no organismo (substâncias que causam uma ação negativa às células). O açaí é uma alternativa, pois é uma excelente fonte de antioxidantes que combate esses radicais livres.
Pelo seu elevado teor energético, pode ser consumido antes ou depois da atividade física. O suco de açaí tem menor valor calórico (em relação à polpa) e é uma ótima opção antes da atividade física. Já a polpa com granola é indicada para o pós-exercício, pois é ideal para a reposição de vitaminas, minerais e glicogênio muscular.

O açaí ajuda também no bom funcionamento intestinal, já que possui boa quantidade de fibras.
Por conta do alto teor energético, ao contrário do que se imagina, não há necessidade de adição de outros ingredientes como xarope de guaraná, mel, cacau e quantidades elevadas de granola.
A polpa de açaí tem propriedades nutritivas que garantem as reposições energéticas, fazendo com que seja um excelente alimento para quem deseja ganhar massa muscular, melhorar ainda mais sua saúde ou até mesmoperder peso.

Para aqueles que querem aumentar a massa muscular, a dica é ingerir 4 colheres de sopa da polpa de açaí com mel e granola logo após a atividade física. Já para os que almejam perder alguns quilinhos extras, um copo de suco de açaí logo após a atividade é uma opção para a reposição energética.

Referências:
SOUZA, A. das G. de; SOUSA, N. R. de; SILVA, S. E. L. da; NUNES C.D.M.; CANTO, A. do C.; CRUZ, L A. de A. Fruteiras da Amazônia. Brasília: Embrapa–SPI 1996. 204p.
Oscar Nogueira Lameira e outros. A cultura do açaí. Embrapa – SPI / CPAF Amazônia Oriental. Coleção Plantar: 26. 1995. 50 p.
FRANCO, G. Tabela de Composição Química dos Alimentos. Editora Atheneu. 9ª ed. São Paulo: Editora Atheneu, 1999. 307p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário